Como funciona o monitoramento de câmeras em sua casa, negócio ou grandes cidades?
O celular, já incorporado à rotina da grande maioria das pessoas, vem ganhando uma nova utilidade com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e as estatísticas criminais cada vez mais negativas. Na área de segurança eletrônica, as práticas de patrulhamento tradicionais, com uso intensivo de veículos, por exemplo, estão sendo substituídas por aparatos de segurança cada vez mais modernos, que necessitam de menos recursos humanos e materiais.
Um dos sinais desse avanço é a utilização cada vez mais recorrente pelas autoridades de câmeras de vigilância para identificação de criminosos. É o que acontece hoje na Inglaterra, por exemplo, que conta com aproximadamente 5 milhões de câmeras nas ruas e é considerado o país com mais câmeras de vigilância por habitante (proporção de uma câmera para cada 14 habitantes).A instalação de sistemas de circuito fechado de televisão (CFTV) em paralelo à criação de uma Central de Monitoramento de Câmeras, adotada em diferentes bairros na Inglaterra, teve grande impacto na diminuição de crimes. Segundo dados da pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estatística britânico em 2014, os crimes contra adultos e famílias estão no nível mais baixo desde o primeiro levantamento de 1981.No Brasil, é possível verificar o movimento de autoridades de Estados com altos índices de criminalidade se mobilizarem na busca dessa mesma solução. O Estado de São Paulo, por exemplo, implementou em parceria com a empresa americana Microsoft o sistema Detecta – um software que compila informações dos bancos de dados da segurança pública na tentativa de diminuir a criminalidade e conta hoje com 500 câmeras que são indispensáveis para a operação.
Na cidade de Ribeirão Preto, já é possível verificar o resultado: até agosto de 2014, o monitoramento de câmeras resultou em 233 prisões.
Além dessa iniciativa, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou no último mês um decreto que permite que os órgãos do Estado façam convênios para compartilhamento de câmeras com o governo federal, prefeitura e iniciativa privada, tornando o monitoramento de câmeras mais abrangente e dinâmico.
A Sekron Digital, como mais um agente no combate à violência no mercado de monitoramento residencial e corporativo há mais de uma década, é pioneira e entusiasta da utilização do monitoramento de câmeras em prol de seus clientes e da sociedade.
O serviço de Monitoramento de Câmeras realizado pela Sekron Digital permite ao cliente o acompanhamento das imagens do sistema de CFTV instalado em sua casa ou negócio a qualquer momento, 24 horas por dia e 7 dias da semana. Além disso, no caso de disparo de sistema de alarme monitorado pela Sekron Digital, por exemplo, a Central de Monitoramento de Câmeras da empresa tem acesso ao CFTV do local monitorado para verificar em tempo real o motivo do disparo. Dessa forma, é possível analisar rapidamente e com alto grau de confiabilidade e precisão o que se passa no local, permitindo uma ação mais rápida e assertiva em situações de emergência, além de permitir a identificação dos criminosos.
Além das vantagens diretamente relacionadas à segurança, o monitoramento de câmeras possibilita outras facilidades aos clientes, além de lhe dar maior flexibilidade, pela comodidade de visualizar as imagens das câmeras instaladas em sua casa ou negócio em tempo real através do seu celular smartphone, tablet ou computador, pelo Sekron Digital Mobile.
Essa experiência proporcionada ao usuário permite ao cliente visualizar de qualquer lugar seus filhos em casa e ter a certeza que eles estão bem, acompanhar o trabalho dos funcionários da sua empresa e o modo como eles tratam os clientes, dentre outras situações que, como visto, nem sempre estarão ligadas a situações de perigo.
Por fim, o cliente ainda tem a possibilidade de armazenar as imagens das câmeras na nuvem, em complemento à gravação local. Dessa forma, essa inovação permite ao usuário visualizar imagens gravadas remotamente pelo computador, além de ter a garantia de que a filmagem não será perdida mesmo no caso de violação do gravador local. Entre os planos de armazenamento da gravação de câmeras, estão disponíveis períodos contínuos de 7, 15 e 30 dias.
Francisco Figueiredo, Jornalista e Redator para a Sekron Digital
Palavras-chave: empresa de câmeras; empresa de monitoramento de câmeras; violência; segurança; identificação; segurança pública; polícia; São Paulo; SP; Belém; Pará; monitoramento de câmeras; sistema de câmeras; alarme monitorado; segurança eletrônica; monitoramento residencial; monitoramento comercial; câmeras; CFTV; Circuito Fechado de TV; Sekron Digital Mobile; celular; smartphone; tablet; monitoramento de câmeras; visualização remota; acesso remoto; tecnologia; Central de Monitoramento de Câmeras; monitoramento de câmeras em cidades; monitoramento de cidades.